28 de outubro de 2013

Mesa vermelha e banquinhos em perigo

Presente pra casa nova da minha cunhada. Uma mesa pequena acompanhada de 4 banquinhos. Ela escolheu a cor, e para o resto deu carta branca. Fiz em pinus e compensado. Escolhi os desenhos de acordo com o gosto dela.
Tem um esqueminha de como fiz o banco, para os aventureiros na marcenaria.
*Lembrando sempre que não sou profissional, então é tudo na base da experimentação!

Os banquinhos
A mesa com seus banquinhos

Agora um passo a passo de como fazer um banquinho igual.


1. Essas peças já podem vir cortadas da madeireira. Economiza tempo e trabalho. Para cada pezinho, são necessárias 2 peças de 50 cm de comprimento, 4 cm de largura e 2 cm de espessura.

2. Separe 2 peças para fazer o primeiro pé. Teste antes se estão com a mesma largura, para evitar que fiquem falhas. Se preciso, numere os pares. Nem sempre os cortes ficam exatos, então é melhor conferir antes.

3. Cole as peças de maneria que fique sobrando 7 cm  nas pontas. Não economize na cola, e deixe secar bastante!


Lateral feita no passo 5
4. Serre um dos lados, deixando o comprimento total com 44 cm. Repita isso para os 4 pés. É importante medir tudo com muito cuidado e sempre conferir antes de cortar, pois mesmo alguns poucos milímetros podem fazer uma grande diferença no final!

5. Com os 4 pés colados e cortados, una-os de 2 em 2 com uma peça de 17 cm de comprimento, 7 cm de largura e de 2 cm de espessura. Faça como na imagem 5, deixando o rebaixo para fora. Pode unir com cavilhas, pregos, parafusos (e muita cola)... só não pode ficar saltando para fora, pois isso atrapalharia o passo seguinte.

6. Depois de fixados, estas serão 2 laterais dos bancos. Para uni-las, cole uma peça de 25 cm de comprimento, 7 cm de largura e 2 cm de espessura ligando uma lateral a outra. Essa peça deve ser encaixada no rebaixo dos pés.

Depois de seco, reforce com parafusos, pregos ou cavilhas. Eu usei cavilhas para fixar a peça do passo 6 no pé, e um parafuso grande atravessando as 3 camadas. No desenho (mal feito) abaixo dá pra entender melhor. Quando for furar, cuidado para não acertar os fixadores do passo 5. As cavilhas eu coloquei ao lado das cavilhas da primeira lateral, e o parafuso passei no meio delas (não sei se essa explicação está clara, pois até eu mesma já me perdi).


Para ficar melhor o acabamento, passei massa para madeira pra tampar as cavilhas e os parafusos. Passei também uma mão de tinta PVA branca, e depois pintei com esmalte a base d'água vermelho. Mas antes de pintar, tem que estar tudo muito bem lixado, para ficar bom o acabamento. Eu lixo com lixa 80, 120, 180 e 220.
Nos tampos eu colei adesivo vinílico. Mandei os desenhos pra gráfica de um amigo e depois envelopei (as imagens são adaptações de desenhos no estilo retrô, que peguei na internet). Fixei o assento com parafusos pela parte de baixo do banquinho.
Não é tão complicado quanto parece, e a diversão compensa qualquer trabalho!



Um abraço!


Nenhum comentário:

Postar um comentário