10 de março de 2014

Mesinha de coração

Pra quem gosta de reciclagem, este deve ser um trabalho bem motivador. Isso porque a matéria prima dessa peça veio diretamente do lixo de um prédio em reforma, e a aparência era assustadora.

Madeira resgatada do lixo.

Os pregos foram retirados e depois de muita lixa e um pouco de carinho a aparência mudou.
Essa etapa é a que mais exige paciência, mas o resultado é muito gratificante.

Durante o lixamento e o resultado.

Com as tábuas bem tratadas, foi hora de transforma-las em algo.
A ideia foi fazer um banquinho, mas depois que a peça ficou pronta, me lembrou muito mais uma mesinha lateral, e então ela foi promovida a esta função.
Separei 4 tábuas para os pés, 2 para as laterais e 2 para o tampo. Fiz um molde de papel para os pés e um para a frente que risquei à mão livre mesmo, ajustando até que ficasse de acordo com o que eu queria. Depois desenhei os moldes nas tábuas e cortei com serra tico-tico.
Serrar as curvas foi um pouco trabalhoso, até pegar o jeito acabei desperdiçando 2 tábuas, mas depois ficou fácil.

Moldes e peças.

Cavilhas.
Por ser um trabalho antigo, faltam fotos das etapas. Pode parecer complicado, mas é relativamento fácil fazer um destes, desde que se tenha vontade, uma serra tico-tico e uma furadeira.
Para unir as pés a essa parte do meio, eu usei cavilha e cola. Cavilhas são essas pecinhas de madeira muito usadas para fazer junções. 
É preciso furar as duas partes que serão unidas, com as mesmas distâncias e centralizado na espessura da peça. A profundidade do furo em cada lado deve ser uns 2 milímetros a mais que a metade da cavilha, o suficiente para que ela caiba inteira quando as partes forem unidas e tenha uma folga para ser preenchida por cola. A cola deve ser colocada tanto dentro do furo quanto na superfície das peças.
O esquema abaixo (tenta) mostrar como é feita a união.

Como colocar cavilhas.

Depois dessa etapa, ficaram prontas 2 partes da mesinha, que foram unidas por 2 laterais retas com parafusos e muita cola. Finalizei colocando o tampo, que são 3 pedaços unidos também por cavilhas e presos ao banco com parafusos pela parte de dentro (improvisei cantoneiras de madeira para isso).
O detalhe do coração foi feito com serra-copo, mas como não tem nenhuma foto da etapa fica complicado mostrar. Vou fazer um passo a passo mostrando como fazer bem detalhadamente, pois acredito que esse detalhe pode dar uma cara nova para muitas peças. 

Quase terminando.


Por fim a mesinha foi pintada de branco, mas muito provavelmente vai mudar de cor...

Finalizada!


Fiz este banco/mesinha logo que comecei a me interessar por marcenaria. Depois de fazer uma bancada simples e um armário para minha oficina, esta foi a primeira peça feita totalmente com madeira encontrada na rua e o resultado fez com que meu interesse por reutilização aumentasse muito!
Tomara que sirva de inspiração a outros "caçambeiros" por aí!

Um abraço!

Um comentário: