10 de abril de 2014

DIY - Cabideiro florido





Cabideiros são sempre bem vindos pra dar uma ajudinha na organização e é melhor ainda quando dão um charme à decoração.
Apesar de não ser um objeto de altíssimo custo, as vezes alguns modelos (que geralmente são os que me agradam) têm um custo considerável. E como a lista de prioridades era grande, acabei demorando um bom tempo pra finalmente ter um. Mas pra ter um, tive que recorrer ao bom e velho "faça-você-mesmo" e tratei de fazer um do jeito que eu queria. 
Me inspirei nos modelos de flores de ferro, que já vi em vários lugares e acho lindíssimos. Pesquisei como poderia fazer as flores, e resolvi que daria pra fazer em papel, então encontrei esse site que ensina a fazer umas rosas de papel pra lá de charmosas. Depois foi botar em prática.
Se você também tem vários badulaques espalhados pela casa e não vê a hora de ter uns ganchinhos pra botar ordem na bagunça, aproveita o passo-a-passo e faz o seu.


Para fazer as flores, é preciso usar o molde, que você baixa aqui, no mesmo site que tem um guia show de bola de como fazer.




Nesse projeto preferi usar papéis mais firmes, pra dar maior resistência e durabilidade às flores e não ter que ficar cheia de dedos na hora de pendurar uma bolsa, com medo de amassar. Por isso, baixei o molde e transferi ele para o papel mais duro. 
Se você quiser dar um charme e deixar um acabamento melhor (o papel duplex é colorido só de um lado) você pode colar um papel diferente no verso. Para minhas flores, escolhi um papel de presente de bolinhas.

Uma dica importante é usar cola em bastão, pois não enruga o papel.

Depois de recortar as partes da flor, com ajuda de um lápis, curve as pontinhas. Cuidado pra não curvar para o lado errado! A ponta deve ser virada para o lado que for ficar pra baixo.
O passo seguinte é fazer os cones. Observe que as partes maiores têm uma aba, que servem justamente pra fazer isso. É só passar cola quente na aba e fixar no fundo da pétala do lado. 




As partes da flor (no molde original) vêm enumeradas na ordem da montagem, e seguindo certinho não tem erro.

  • A primeira (uma pétala sozinha) deve ser "enrolada" no palito, deixando uma pequena parte sem enrolar. 
  • A segunda e a terceira são coladas ao redor pra primeira.
  • Depois é só seguir a sequência, encaixando os cones no palito (ah, faça furinhos no centro pra isso!), não deixando de passar cola em cada parte encaixada.

Se quiser, o molde traz também as folhas, que devem ser colocadas por último.




Importante: Ainda não diminua o tamanho do palito das flores. Eles serão cortados posteriormente, na mesma profundidade da base.




Nessa parte, a flor já está pronta. Mas é preciso protegê-la.
Para isso, use verniz em spray. Ele vai dar um brilho suave, deixar ela mais durinha e de quebra aumenta a durabilidade. Passe sem pressa, pois o excesso pode encharcar e manchar o papel.




Com todas as flores prontas e protegidas (podem ser quantas quiser), é hora de preparar a base do cabideiro.
Dá pra usar qualquer pedacinho de madeira (ou derivados) que tiver em mãos. Eu usei um pedaço de MDF laminado que consegui em uma madeireira. O tamanho da base pode variar. O importante é adaptar as distâncias e os furos ao tamanho escolhido.

  • Para encaixar a flor, é preciso fazer um furinho da espessura do palitinho de churrasco, que tem geralmente 4 mm. Isso dará mais segurança e ela não se soltará facilmente.
  • O furo para os ganchos (que podem ser comprados em qualquer loja de material de construção ou de utilidades domésticas), deve ser proporcional ao parafuso que será usado na fixação. O furo deve ter espessura menor que o parafuso. A depender do tamanho, nem é preciso fazer o pré-furo.
  • Para o parafuso que se fixará na parede a regra é a mesma do furo acima.



Se seu número de brocas é limitado, procure usar parafusos com a mesma espessura. Lembrando que pra fixar na parede, é preciso usar parafuso e bucha.
Depois de furar é hora de enfeitar a base!




A cola bastão também é uma boa opção pra colar o papel na base. 
O verniz em spray também entra em ação, protegendo o papel.




Para colar as flores, primeiramente, corte o palito com a mesma espessura da base. Passe a cola na parte que sobrou do palito, e encaixo no furo.
É possível cortar o palito bem rente a flor e cola-la diretamente na base, sem encaixar em nenhum furo, porém ela poderá se soltar com muita facilidade. Com a pequena haste fixa na base, só mesmo um esbarrão bem forte pra arrancar ela de lá.




Agora você já tem um cabideiro de flor!



Nenhum comentário:

Postar um comentário