11 de junho de 2014

Quando a caixa é "feia"

O reaproveitamento de caixas de feira na decoração não é nenhuma novidade. Existem diversas maneiras de utiliza-las nos mais variados ambientes da casa, misturando charme e funcionalidade. Mas nem tudo são flores no mundo das caixinhas. Existem por aí alguns patinhos feios, que são deixados de lado por serem um pouquinho "desajeitados".
E como pra mim não existe madeira feia, e sim mal cuidada, resolvi dar uma chance à essas caixas. 
Para esse projeto utilizei um modelo que vejo sempre pelas ruas (mais precisamente no lixo), de ripas fininhas de madeira e com bastante espaço entre elas, o que limita o reaproveitamento sem que se altere seu formato.
Nem sempre dá pra encontrar ela em bom estado, mas como tem bastante por aí, uma hora aparece!


Consegui 2 em ótimo estado, como dá pra ver na foto acima, e usei praticamente toda a madeira delas.


Para desmontar é fácil. Geralmente elas tem grampos pra madeira ao invés de pregos, e isso facilita bastante a vida! Com alicate ou até mesmo chave de fenda dá pra tirar.


Depois de separar as peças, agrupei-as formando seis placas. Fiz quatro placas com três ripas e duas com quatro ripas, respeitando as diferenças no comprimento. Essas seis partes foram feitas para criar uma caixa, que é a base do projeto. As duas placas maiores (com quatro ripas) são a tampa e a base, e as outras para frente, fundo e laterais. Na colagem usei apenas cola branca, e depois de seca lixei até ficarem bem lisinhas.
Também deixei lixadas outras seis ripas soltas, que mostro onde usei nas próximas fotos.
Serrei as pontas das seis placas, pois estavam bastante estragadas. Só foi preciso serrar porque eu queria deixar a madeira natural, sem pintar, e as partes estragadas ficariam bem evidentes. Quando uso tinta em alguma peça, corrijo as falhas com massa para madeira e dá pra esconder tudo! Mas nesse caso, queria aproveitar a aparência da madeira, que estava linda!



     
Com as placas lixadas e serradas, montei uma caixa como mostra o gif acima. As seis ripas que eu havia deixado separadas foram coladas depois da caixa ser dividida em duas partes (a tampa e parte de baixo).
Todas as placas foram coladas e pregadas, com preguinhos bem pequenos e sem cabeça, que ficam bem discretos. 
O objetivo foi imitar uma caixa de exportação (modelos ao lado), fazendo uma mini-versão. Gosto da aparência rústica desse tipo de caixa e sou louca pra encontrar alguma perdida por aí. São muito boas para customizar e assumem bem a função de baú.




O acabamento foi feito com seladora e cera, que deixam os veios da madeira bem evidentes. Para dar um charme maior, coloquei alças de sisal e forrei por dentro com papel de presente. No fecho usei também sisal e um pedacinho de madeira pra segurar.
Ainda no clima de caixote de exportação, improvisei um estêncil com símbolos usados nesses tipos de embalagem e pintei em uma das laterais da caixa. Completei com um rótulo fictício na tampa.
O resultado você confere abaixo. Espero que gostem!





4 comentários:

  1. Ficou um porta treco muito charmoso!!! Adorei!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Raíssa,
    Tô embasbacado, muito lindo seu trabalho. Parabéns!.

    ResponderExcluir
  3. Pura obra de arte...parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  4. Seus trabalhos são muito bons, Parabéns!

    Vi seu link no forum GDM, soube que teve o mesmo problema com a lixadeira Schulz que eu tive. Só que a minha foi no fim da garantia... Boa sorte com a assistência técnica e os trâmites para resolver o problema.

    ResponderExcluir